“Força Ralph” é um dos recentes filmes produzidos pela Walt Disney, que venceu muito recentemente os Annie Awards 2013, como Melhor Filme de Animação, e o realizador Rich Moore considerado como melhor na realização. Está também nomeado na categoria de Melhor Filme de Animação, nos famosos Óscares. Esta animação usa os seres inanimados presentes na infância de qualquer um, transmitindo através deles uma história encantadora e moralista, tal como Toy Story e Monstros & Companhia. Tal como o género indica, é um filme dirigido para crianças, mas só o público adulto é que consegue desfrutar completamente desta obra.
forçaralph
A história ocorre, então, no meio dos videojogos, onde antigamente uma sala de jogos era um espaço muito utilizado por crianças e jovens, sendo um ponto de encontro e convivência, o que já não acontece atualmente. Então, por detrás daquelas máquinas com o jogos, todas as personagens ganham vida no seu interior. Assim, a trama foca-se no vilão do jogo “Fix-It Felix Jr.”, Ralph, que está isolado e é discriminado dentro da própria comunidade do jogo em que destrói casas e vive na lixeira, ao passo que os restantes colegas de trabalho vivem unidos e em festa, considerando Ralph o “mauzão” e um destruidor. Este sente-se marginalizado e pretende mudar a opinião dos parceiros, após uma ida aos “Vilões Anónimos” onde trocam opiniões acerca do seu estatuto. Felix, o protagonista bom do seu jogo, ganha sempre uma medalha pela sua bondosa ação e, com isto, Ralph também deseja ganhá-la, aventurando-se pelo universo dos outros jogos de arcada para assim obtê-la. A partir daqui, Ralph conhece Vanellope, uma menina do jogo “Sugar Rush”, conhecida também por “faísca” (pois é uma falha no sistema) que tem o objetivo de completar uma das corridas, que é o fundamento deste mesmo jogo. Contudo, o King Candy evita que tal coisa ocorra, sendo o seu motivo desvendado no decorrer do filme. Mas Ralph e Vanellope vão manter uma relação engraçada e emocionante para assim ultrapassar este obstáculo, destacando o final do filme, onde o protagonista toma consciência de que não chega mudar, mas sim ganhar amigos, valorizando a importância de nos conhecermos a nós mesmos.

O filme é deslumbrante e tem atenção aos vários pormenores, como por exemplo a diferente mobilidade das personagens dos videojogos e a qualidade de imagem consoante a sua antiguidade ou não. “Força Ralph” traz uma boa disposição e sensibiliza todo o público, tocando mais nos adultos, visto que revivem também os velhos tempos dos seus jogos e personagens e compreendem melhor a moral da história.

Finalmente, é um filme de animação a não perder, destinado a todo o público, de uma qualidade técnica fantástica, onde está certamente numa corrida merecida para vencer o Óscar de Melhor Filme de Animação.

Nota Pessoal: 8/10

Força Ralph
M6|Animação, Aventura, Comédia|EUA|108m, IMDB: 8,0/10 (35,347 votos)
Anúncios