“Guia Para um Final Feliz” é um dos filmes que constitui a lista dos nomeados para o Óscar de Melhor Filme. David O. Russel depois ter demonstrado sucesso com “The Fighter – Último Round”, surge agora com esta comédia romântica que não deixou ninguém indiferente por pegar em algo simples, essencial e humano e produzir um cliché mais próximo da realidade através da imperfeição das personagens. Para além de uma boa obra realizada, foi uma forma de mostrar o talento de Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, jovens promissores no cinema já bastante conhecidos pelo público.
guiaparaumfinalfeliz A história centra-se no bipolar Pat Solatano que perdeu a sua casa, trabalho e mulher. Após a sua estadia numa instituição estatal, este regressa para a casa dos seus pais, mas determinado a reconstituir a vida com a sua “mulher”, de forma otimista. Contudo, os seus pais para além de desejarem que Pat recomponha a sua vida, querem que partilhe com eles a obsessão familiar com o clube Philadelphia Eagles. Mas, as coisas complicam-se quanto Pat conhece Tiffanny, uma misteriora e problemática mulher, que pretende ajudá-lo a reconquistar a sua mulher, em troca de algo muito importante para ela. Com o acordo feito, Pat e Tiffany ganham uma ligação inesperada e irão viver momentos cruciais na vida de cada um.

O filme é dotado de boas e más características, mas na “balança” as boas são mais pesadas, refletindo-se na crítica que se tem notado a “Guia Para um Final Feliz”. Assim, é um filme divertido, inteligente e consegue mostrar realmente o estado de Pat Solatano através de todo um girar de câmaras, diálogos nervosos e comportamento deste. Consegue ultrapassar a qualidade geral de uma comédia romântica e, acima de tudo, usa um estereótipo de personagens diferente do habitual, tornando a longa-metragem mais humana. Os dois protagonistas, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, estão muito bem enquadrados e a sua energia eletrizante contagia o espectador. No que toca aos aspetos negativos, foco para o final pouco brilhante e para alguns momentos de discussão exagerada e desinteressante entre todos, apenas devido às maníacas apostas referentes ao clube Philadelphia Eagles.

Finalmente, é uma comédia romântica de índole raro que se conjuga com a simplicidade, o que poderá ter sido a base para ter funcionado bem!

Nota Pessoal: 7,3/10

Guia Para um Final Feliz
M12| Comédia, Drama, Romance|EUA|122m, IMDB: 8,1/10 (47,114 votos)
Anúncios