“A Vida de Pi”, filme destacado pelos críticos e premiações, é um dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme deste ano. O realizador Ang Lee mostra-nos a sua nova criação, uma das mais significativas da sua carreira. Esta obra é dotada de uma beleza visual fantástica, cativante e elegante. Para além disto, e felizmente, existe uma história espantosa de reflexões e questões.
LifeofPi_MoviePoster
A história conta a vida de Piscine Molitor, “Pi” Patel, filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na India. Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para o Canadá num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Contudo, o navio naufraga logo nos primeiros dias de viagem e este vê-se “sozinho” num salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala, que mais tarde restarão apenas Pi e o tigre, onde a única esperança de sobreviverem é descobrirem, de alguma forma, que ambos precisam um do outro.

A maioria da trama centra-se fundamentalmente numa só personagem, Pi, onde o realizador joga com o comportamento natural e de sobrevivência do ser humano, a essência do tigre (típico predador e insensível) e a união entre os dois. Não é apenas uma história de sobrevivência após um naufrágio, é uma representação de vários privilégios que a vida nos dá, sendo por vezes comovente. “A Vida de Pi” leva o público a questionar-se sobre a verdadeira história de Pi, dado que no final do filme este é deparado com duas alternativas, que cabe a cada um de nós interpretar consoante a disposição e experiência de vida.

A qualidade técnica, a fotografia e a banda sonora são mais algumas características bastante positivas desta longa-metragem, que acompanha e destaca a bela história. Há certas cenas do filme que são mais dirigidas a exibir o surpreendente 3D, não acrescentando grande valor ao “A Vida de Pi”. Porém, nem tudo é perfeito, e como ponto negativo acrescentar é o facto da segunda parte do filme mostrar uma qualidade muito acima da primeira, não impedindo que o filme brilhe como tal.

Com isto, é sem dúvida um filme a assistir, estando bem empregue o bom rótulo que tem sido dado pelos cinéfolos.

Nota Pessoal: 8,2/10

A Vida de Pi
M12|Aventura, Drama|EUA, China|127m, IMDB: 8,3/10 (70,247 votos)
Anúncios