“As Flores da Guerra” é já um filme de 2011, contudo chegou aos cinemas portugueses o verão que passou. Apesar de ser um filme chinês foi protagonizado por Christian Bale, sendo uma atração para o espectador visionar o filme, dado que sempre demonstrou o seu talento enquanto ator e o próprio público já simpatiza com o mesmo. Yimou Zhang é o realizador de “As Flores da Guerra” e adaptou a obra “The 13 Women of Nanjing” de Geling Yan para o ecrã. Também, o drama concorreu como melhor filme estrangeiro neste ano de 2012. Até hoje, foi o filme mais caro realizado pela China e foi a sexta maior estreia do país em todos os tempos.
theflowersofwar
A história ocorre em 1937, na China, durante a segunda guerra Sino-Japonesa, e segue o coveiro estrangeiro, John Miller, que chega a uma igreja católica para preparar o funeral do padre que havia falecido. Rapidamente ele toma consciência que é o único homem adulto entre um grupo de jovens estudantes e prostitutas de um bordel próximo ao convento em que passa a residir. Enquanto descobre o seu papel como protetor das jovens, John apercebe-se das terríveis ações pela invasão do exército japonês e como o sacrifício e honra têm que emergir.

Neste filme não escapa a violência dura e crua, mas o que é certo é que a realidade foi mesmo essa e cinematograficamente são momentos bem concretizados. Apesar disto, associam-se cenas de amor, mudança e amizade deliciosos que fazem esquecer a crueldade da Guerra. Em contrapartida, mesmo estando em Guerra, dois grupos completamente diferentes – prostitutas e estudantes do convento – são capazes de se unir e realçar os valores humanos. Mesmo numa destruição de Guerra, existem pequenas “flores” que conseguem encobrir a maldade humana.

É de notar, que “As Flores da Guerra” está muito bem conseguido, com boas intepretações – não só Christian Bale -, com uma bonita banda sonora, uma fotografia agradável e atinge o objetivo pretendido do realizador – por detrás de uma Guerra, existem valores que ultrapassam a crueldade do ser humano.

Por fim, mesmo pertencendo ao cinema alternativo pela sua produção chinesa, é sem dúvida uma mais valia assistir.

Nota Pessoal: 7,7/10

As Flores da Guerra
M12|Drama, História, Guerra|China|146m, IMDB: 7,5/10 (16,298 votos)
Anúncios