Já todos conhecem o genial Woody Allen e a sua capacidade de realizar filmes criativos e ligeiramente diferentes dos quais estamos habituados. O seu último filme intitula-se “Para Roma com Amor”, e como não deixaria de ser, a história ocorre em Roma, uma das cidades europeias mais visitadas do mundo.

Ao contrário dos restantes filmes, nesta nova comédia romântica, Woody Allen apresenta histórias paralelas, onde salienta diferentes temáticas e mostra Roma de diversas maneiras. O risco do uso de várias histórias que não se cruzam num filme, é que descuidam os pormenores e organização da própria narrativa. E, como tal, esse fator poderia estar melhor consigo.

Assim, a narrativa apresenta um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) que viaja até Roma para conhecer a família do noivo italiano da sua filha; Leopoldo (Robert Benigni), um homem comum que se torna famoso; Um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita Itália e conhece um jovem que ficará divido entre a sua namorada e a amiga desta; E dois jovens recém-casados que se perdem pelas ruas confusas de Roma e não só!

“Para Roma com Amor” mostra-nos diferentes formas das pessoas lidarem com os seus problemas amorosos e pessoais, captando a atenção do público pelo seu argumento inteligente e todo um cenário belo, que é Roma, como também a banda sonora. Ao longo das histórias apresentadas é notável que o realizador pretende deixar a mensagem acerca da escolha das opções corretas na vida e da indecisão e consciência implícitas.

Apesar de não ser dos melhores filme de Woody Allen, não deixa de ser uma comédia romântica particular, que foca em pormenores de beleza paisagística, música de fundo e elenco de luxo e de várias nacionalidades. Também é de salientar no carácter moralista do filme, que não está tão à vista como é de esperar, mas aparece de forma camuflada, concluindo que o realizador nunca falha nesse aspeto.

Finalmente, é um filme que delicia as duas horas e é marcado pelas características de Allen. Contudo, não é um filme de perigo, tornando-o menos criativo e destacado.

Nota Pessoal: 6/10

Para Roma com Amor
M12| Comédia, Romance|EUA, Itália, Espanha|112m, IMDB: 6,6/10 (10,519 votos)

Anúncios