“A Casa na Floresta”, com estreia esta semana nos cinemas portugueses, foi já filmado há 3 anos, realizado por Drew Goddard. Com a queda da qualidade do terror neste últimos anos, este novo filme de horror veio dar ânimo aos fãs deste género cinematográfico. O filme retrata cinco amigos que tinham como objetivo passarem umas pequenas férias numa casa de campo comprada por um irmão de um deles, num local bastante isolado. Enquanto isto, parece que estes estão a ser controlados por uma organização, num laboratório, com o intuito de condicionar as suas ações.

Férias entre amigos numa cabana, num filme terror, todos nós já deduzimos o resultado final. Assim, com todos os “clichés” já conhecidos destas produções, “A Casa na Floresta” traz alguma novidade e criatividade, visto que apesar do objetivo ser exterminar o grupo de amigos, existe entidades que manipulam as ações e produzem um “jogo” mortal e macabro. Cada um dos amigos do grupo possuía uma característica que os distinguia neste suposto “sacrifício”: o atlético convencido, a virgem, o louco drogado, a oferecida e o equilibrado. O último a sobreviver podia ser morto ou deixar viver, após bastante sofrimento, para satisfazer os Anciões, de forma a evitar o fim do Mundo.

Posto isto, é interessante a forma como o realizador explora o comportamento das personagens consoante o seu ponto fraco (ou forte). Contudo, não desenvolve mais que isso, caindo nos típicos filmes de terror que usam apenas pessoas para as matar, sem interessar a sua personalidade e identidade. Apesar da originalidade, torna-se uma narrativa invulgar e estranha, especialmente no que está por detrás do sacrifício de um dado de indivíduos.

Apesar de não achar que merece o alto destaque que tem existido, é de louvar o uso dos “clichés” e desconstrução dos mesmos e da alta criatividade. Um filme controverso e, certamente, com opiniões bastante diversas. Para quem aprecia filmes de terror, é um filme a assistir.

Nota Pessoal: 6/10

A Casa na Floresta
M16|Terror, Thriller, Ficção Científica|EUA|95m, IMDB: 7,8/10 (39,807 votos)
Anúncios